Translate

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Telefone fixo

Telefone fixo

     Como era bom o tempo em que a gente pegava o telefone fixo, ligava para um determinado número de empresa e alguém, prontamente, atendia. A gente dava o recado ou solicitava o serviço e tudo ficava certo.


     Hoje, raramente isso acontece. A gente liga, uma gravação passa a emitir uma voz e uma música e a gente fica feito um tolo ouvindo longas instruções para digitar números, com o fone à espera de um atendimento, até, se tiver sorte, falar com alguém insensível e treinado para dar respostas predefinidas, ou desistir da chamada e desligar.

===========
Pois bem, a operadora do meu fixo disse que eu tinha que optar pela troca do fio de cobre pela fibra ótica. Como no local onde resido não tem como passar a fibra, não autorizei e, pasme: mesmo estando funcionando bem o telefone fixo foi desativado pela operadora e fiquei sem ele. Uma pena. Vida que segue.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fritadeira Sem Óleo

Comprei uma fritadeira sem óleo, marca Eterny.

Foi uma oferta de um site, que achei que estava bem barata e quis aproveitar para testar o produto, pois se não funcionasse a contento, não teria jogado muito dinheiro fora. 

Esperei dois meses de uso para comentar o desempenho dela.

Estou muito satisfeito. Batata frita, dessas que se compra congelada, em pacotes, ela prepara perfeita e rapidamente. Mandioca (aipim) frita fica perfeita também, mas é preciso cozinhá-la primeiro, depois fatiá-la em tamanho mais ou menos padrão de sete centímetros de comprimento por uns dois centímetros de espessura e untá-las com um pouco de óleo. Não se preocupe, pois se houver excesso de óleo, ele escorre pela grade do recipiente e cai embaixo, na cuba. Linguiça, corações de frango, anéis empanados de cebola, carne bovina, de frango e até salmão já fiz nela e ficam ótimos e sequinhos. Dá para preparar, pastéis, pão de queijo congelado de supermercado, pizza brotinho também, pois cabe nela sem problema. A vantagem é que os cozimentos são rápidos e não deixa cheiro forte no ambiente. Pretendo experimentar com outros alimentos. Só não achei que ela seja boa para alimento encorpado, pois o calor demora a chegar ao centro dele enquanto por fora já parece pronto: caso de coxinhas congeladas que ficaram douradas por fora e frias no interior. A fritadeira é silenciosa e fácil de lavar (limpar). Uma preocupação que tinha, mas foi desfeita, é que nos primeiros meses de uso, não vi diferença na conta de energia elétrica.

É claro que ela é grandalhona e precisa de espaço, mas eu adaptei num banquinho de madeira, pois meu espaço, na cozinha do apartamento é restrito. Levo-a, sobre o banquinho, para perto de qualquer tomada que esteja disponível.

Ela vem com um manual, mas controlando o tempo do preparo, a gente vai aos poucos descobrindo o tempo certo e dispensa-se o manual.


Haste dos óculos, cujo parafuso se solta – como consertar em casa.

Caro (a) leitor (a),

Quando o minúsculo parafuso da haste dos seus óculos ou de um parente ou amigo, cair e for encontrado, o que é comum acontecer, você poderá querer recolocar em casa, sem ter que recorrer a um profissional.

Tal parafuso é difícil de ser recolocado e se não for feito com cuidado pode ser perdido num vão, num tapete, etc.


Uma dica para facilitar a tarefa, dentre outras que deve haver, é a seguinte: coloque uma gota de cola de sapateiro, ou outra cola de contato com secagem rápida, sobre uma superfície de plástico duro ou sobre um pedaço de madeira que não seja o seu móvel, para não o danificar. Segure o parafuso com uma pinça, encoste a cabeça (fenda) dele na cola para untar e continue segurando com a pinça. Deixe secar até o ponto de pega, o que é bem rápido. Faça o mesmo com a ponta da chave de fenda, ou seja unte-a com cola. Aguardado o tempo de pega, cole a ponta da chave na fenda no parafuso e, com cuidado, leve até os óculos, com a haste previamente encaixada esperando apenas ser aparafusada. É só girar a chave e apertar bem. Pronto! Serviço perfeito e sem dor de cabeça.

domingo, 5 de outubro de 2014

Sênior

Caro(a) Leitor(a),

Talvez você ache interessante este apontamento, ou, ao contrário, pense que sou faísca atrasada.

Indo ao assunto sênior: fui comprar entrada para o cinema e pedi meia, pois, pela minha idade, já estou na faixa dos considerados idosos. Na minha mente está gravado que já sou idoso para certas situações: filas, ingressos, etc. Voltando à situação da compra da entrada: a atendente me perguntou: sênior? E fiquei sem ação para responder à pergunta dela. Nunca me preocupei em saber exatamente o que significava a palavra sênior. Lia em artigos de revistas, na internet e até em anúncios de empregos a palavra: “analista sênior” e achava que era o adjetivo de alguma profissão e ponto. Ante o questionamento da atendente, para não me passar por um ignorante total, expliquei que a minha idade era “x” e que eu queria uma “meia entrada”. Enquanto pagava pensava: quando chegar a casa vou pesquisar na internet a palavra sênior.

Depois de pesquisar, no Wikipédia, acabei chegando à conclusão que estão usando a palavra sênior em substituição a idoso. O pior é que não me avisaram que agora ia ser assim. Pessoas sempre inventando moda.