Hoje li esta nota, sobre o fio dental, e achei útil postá-la.
Após a nota, veja minha dica para tornar o uso do fio mais confortável.
----------------------------------------
Utilizar o fio dental é fundamental. Não faça somente a escovação, pois a escova não consegue entrar na região que compreende as laterais dos dentes. É necessário usar o fio dental ao menos uma vez ao dia. Deve-se fazer com que o fio ultrapasse o ponto de contato e fazer, com o fio, movimentos de vaivém (como se você estivesse lustrando o dente) do lado direito e esquerdo. Se você conseguir usar o fio dental, mais de uma vez ao dia, tanto melhor, mas não se esqueça, uma delas deve ser uma "faxina", assim você terá saúde na gengiva e evitará cárie. Se ao passar o fio, sangrar a gengiva, não se incomode, limpe ainda mais, pois é sinal que está "sujo" o local (com muitas bactérias).
Lylian Vieira de Paula Dentista
(Belo Horizonte-MG)
Veja, a seguir, minha dica, para usar o fio dental conforme orientado acima:
Passar o fio dental é muito chato, mas esta dica alivia o incômodo e facilita o uso:
Corte um pedaço de fio dental de mais ou menos 40 a 50 cm de comprimento. Segure-o com os lábios, por uma das pontas, para que ele não tenha contato com superfície que não esteja limpa. Enquanto o segura com os lábios, use as mãos para cortar um pedaço de papel higiênico limpo, ou papel toalha, ou lenço de papel. Dobre o papel e faça um rolinho com ele (conforme ilustração abaixo), de modo que fique com uns 5 cm de comprimento e com 1,5 cm de diâmetro. Segurando firme o rolinho com uma das mãos, pegue com a outra o fio dental preso nos lábios e enrole uma das pontas, duas voltas, no rolinho. Segure, com uma das mãos, o rolinho com o fio, de modo que não se desenrole. A outra ponta, comprida do fio dental, segure com a outra mão e comece a passar entre os dentes. À medida em que passa, vá enrolando a parte usada no rolinho. Mantenha o rolinho sempre na parte externa da boca. Ao terminar de passar o fio, este estará todo enrolado no rolinho e já poderá ser descartado. Com esta dica, você não sofrerá com o fio dental sendo enrolado no dedo, que dependendo da pressão é muito desconfortável.
Antonio Roberto Malfatti
Citação do Dr. Lair Ribeiro, que vale a pena constar aqui, por ter tudo a ver com o post: "você não precisa passar o fio dental em todos os seus dentes, só naqueles que deseja conservar".